Blog Saúde

10 em cada 7 brasileiros sofrem de intolerância à lactose: entenda o que é como a intolerância pode ser diagnosticada.

29/02/2024

labribeiro

Você sabia que a cada 10 brasileiros, 7 sofrem de intolerância à lactose e aproximadamente 80% nunca foram diagnosticadas? Tendo em vista este dado, separamos algumas informações sobre a condição que acomete tantas pessoas.

A intolerância à lactose acontece em diferentes graus e pode impactar a vida de maneiras diversas. No Brasil, cerca de 40% da população tem intolerância à lactose, mas apenas 4% procuraram ajuda médica, deixando a maioria sem saber sobre o problema.

De forma direta, a intolerância à lactose resulta da falta ou insuficiência da enzima lactase, que é produzida naturalmente nas vilosidades do intestino delgado. A lactase tem a função de quebrar a lactose em dois açucares, a glicose e galactose e essas por sua vez podem ser facilmente absorvidas pelo sangue. Isso leva a sintomas como dor abdominal, inchaço, gases e diarreia. Ao contrário de uma alergia, a intolerância tem reações mais lentas e dependentes da quantidade de leite ingerida, enquanto na alergia, os efeitos são quase instantâneos, mesmo com pequenas quantidades de leite. A intolerância à lactose surge em três contextos: congênita na infância, devido a doenças intestinais, como a doença de Crohn, síndrome do intestino irritável e doença celíaca, e por envelhecimento, denominada deficiência primária, caracterizada pela diminuição na produção da enzima lactase ao longo dos anos, já que as vilosites do intestino ficam comprometidas e perdem a função com o passar dos anos. Os sintomas são: dor no abdômen, arroto, náusea, diarreia, gordura nas fezes, dor de estômago, gases. Em bebês e crianças, o quadro costuma se manifestar por meio de cólicas e mal-estar.

Ao notar irregularidades no corpo, consulte um médico para análise do histórico clínico, exames físicos e laboratoriais. Restrições na dieta são frequentemente sugeridas e exames como intolerância a lactose são comumente solicitados. Outros exames como antes de exames laboratoriais, como o Teste Respiratório do Hidrogênio Expirado e o Teste de Acidez das Fezes, podem ser solicitados pelo médico para medir a digestão da lactose. A primeira monitora a respiração do paciente após consumir uma bebida láctea, enquanto o segundo é mais adequado para bebês, medindo a quantidade de lactose nas fezes.

Fique atento aos sinais do seu corpo e procure um médico sempre que necessário.

#LabRibeiro há 50 anos cuidando de você.